Batman, assassino? As várias vezes que o Morcego matou!

[AVISO]: O artigo a seguir contém SPOILERS de histórias do personagem.

Nos quadrinhos, algumas regras se mantêm imutáveis ao longo dos anos: o tio Ben jamais voltará à vida, os Wayne sempre serão assassinados no Beco do Crime, e o Batman nunca mata — essa é a regra de ouro do herói, aquela que ele jamais quebrará, independente das consequências ou riscos que possa correr. 

Será? Em um universo marcado por constantes retcons e reboots, muitos leitores podem não saber que o Cavaleiro das Trevas nem sempre ostentou essa moral impecável. Muitas vezes, tanto nos quadrinhos quanto no cinema, o morcego foi responsável, direta ou indiretamente, pela morte de seus inimigos — sendo que, na mídia gráfica, esses momentos geralmente foram esquecidos com alguns reboots.  

Curioso? Então venha conhecer alguns desses momentos tão icônicos — e macabros — da história do morcegão! Vista seu capuz, coloque o bat-cinto e vamos lá!



1. Início de Carreira


A primeira aparição do Batman foi em Detective Comics #27. Nesse inicio de carreira, o Cavaleiro das Trevas é bem diferente de suas versões mais tardias: aqui, aparece matando criminosos indiscriminadamente — na última cena deste volume, por exemplo, Batman deixa um criminoso cair em um tanque de ácido, afirmando que esse é "o fim ideal para gente dessa laia". Todo esse período de suas publicações foi marcado pelo assassinato — posteriormente, para facilitar a venda do herói a um público mais infantil, essa característica foi alterada.  

Alguns momentos icônicos podem ser citados; um deles, é quando Batman enfrenta um vampiro mágico conhecido como Monge Louco. Para derrotá-lo, o cavaleiro das trevas atira no monge enquanto ele está dormindo! Em outro momento, ele enforca um criminoso e o faz cruzar os ares da cidade com o Batplane, pensando consigo mesmo que esse, provavelmente, era uma boa lição a ser passada aos outros criminosos.

 

2. Esmagando pessoas no Ferro-velho



Batman pode não matar de propósito, mas em quadrinhos mais antigos ele tinha um costume estranho de esmagar criminosos acidentalmente em batalhas dentro de um ferro-velho. A primeira vez ocorreu em Batman #425, de 1988, onde o Cavaleiro das Trevas acaba sendo perseguido por um traficante até as entranhas do local onde viria a derrubar uma amontoado de carros, soterrando o criminoso sob uma pilha de aço.  

3. As loucuras do "Messias"


Na minissérie Messias, Batman enfrenta uma seita religiosa comandada pelo Diácono Blackfire. Enquanto os investiga, o morcego é capturado pelos acólitos do Diácono, sendo submetido a um doloroso processo de lavagem cerebral. Quando terminam, Batman não só passa a acreditar piamente que Blackfire é um líder que veio trazer a paz ao mundo, como começa a trabalhar para ele, passando até a matar em seu nome! Na cena abaixo, o Homem-Morcego participa de um massacre a criminosos locais.


Mais tarde, quando se liberta do controle de Blackfire, Batman foge da cidade.deixando Gotham vulnerável, o que faz a cidade ser tomada pelo exército do Diácono e, para entrar na cidade, o morcego precisa forçar seu caminho, usando seu lança-foguetes para demolir os prédios em que os criminosos se escondiam com snipers!


4. Batman vs KGBesta


KGBesta foi um vilão enviado pela união soviética para assassinar todos os envolvidos em um programa de defesa conhecido como "Star War" (não, Luke Skywalker não fez uma participação especial aqui). Depois de ser derrubado pelo KGBesta em três edições, Batman encontra uma maneira de neutralizar sua arma durante uma batalha no esgoto. O vilão então provoca Batman para um combate usando canos de esgoto como armas... e o herói explica o porque de não poder perder seu tempo ali, antes de ir embora e trancar a câmara em que o KGBesta está, impedindo que o mesmo escapasse.

Mais tarde, confrontado por um agente das forças especiais, Batman diz que o KGBesta "não será mais um problema", dando a entender que jamais contaria a ninguém onde o vilão foi deixado, ou seja, que o abandonaria para morrer de fome, sede e sozinho. Mais tarde escritores viriam a corrigir isso com uma história a parte, mas as reais intenções do Cavaleiro das Trevas ficaram bem explícitas para todos nós.
  


Curiosidade

KGBesta também apareceu em Batman V Superman, mas ali foi chamado apenas de "Russo", o homem de quem Bruce Wayne rouba informações sobre a Kriptonita transportada por Lex Luthor. Mais tarde, durante a cena de resgate e vestido como Batman, ele ainda provoca queimaduras de vigésimo grau no vilão com uma explosão depois de atirar no tanque de combustível do lança-chamas que este usava.

5. Batman vs Ra's al Ghul


Agora, essa pode ser polêmica. Durante seus muitos encontros com Ra's al Ghul, Batman geralmente pegava pesado com o vilão, sabendo que este teria acesso a um Poço de Lázaro para curar suas feridas. Mas, um dia, ele foi longe demais. Em Batman anual, depois de lutar contra o vilão no espaço, o Homem-Morcego usa uma máquina de raios de Ra's para reduzir o corpo do vilão a um amontoado de cinzas. Claro, os escritores deram um jeito de trazê-lo de volta depois... mas, ainda assim, nada mal pra alguém que nunca mata.

6. Filho do Demônio


No inicio da HQ intitulada "Filho do Demônio" (onde temos outra aparição de Ra's al Ghul), Batman aparece perseguindo criminosos até um helicóptero de fuga. Enquanto luta com todos, acaba fazendo um dos criminosos atirar no tanque de combustível, provocando a queda e explosão do veículo na baía de Gotham.

Não há sobreviventes... com exceção do morcego!












7. Piada Mortal 


Em Piada Mortal, HQ (que recentemente virou animação) de Alan Moore e Brian Bolland, ocorre o "confronto definitivo" entre o Morcego e o Coringa. Depois de vencer o palhaço, Batman o persegue até um canto sombrio de um parque de diversões, onde os dois discutem.

Quando a discussão termina, o Coringa conta uma piada. A última página da história mostra os dois rindo, quando o Batman agarra o palhaço pela gola da camisa e, alguns quadros depois, a risada do Coringa desaparece. Essa cena é muito dúbia e até hoje divide opiniões de fãs sobre o Homem-Morcego ter ou não assassinado seu algoz.

Mais tarde, a HQ viria a se tornar cânone, fazendo a DC afirmar que o Batman não matou ninguém. A dúvida, entretanto, sempre persistiu.



8. Batman vs Darkseid 


Durante a megassaga "Crise Final", Darkseid conquista o planeta Terra usando sua temível equação anti-vida. Tirando os heróis do caminho, ele sequestra o Homem-Morcego para usá-lo em sua maquina de clones e criar um exército pessoal. Batman eventualmente se liberta e vai confrontar o deus insano. 

Batman então vai contra seu código moral e, usando uma bala especial forjada pelo próprio Darkseid para matar deuses, atira no líder de Apokolips, ferindo-o mortalmente. Em seguida, ele é atingido pelos raios Ômega do vilão, que destroem o corpo do herói, deixando para trás um amontoado de ossos. 

Curiosidade

Fica dúbio se Batman matou mesmo o vilão. Momentos depois, Flash aparece fugindo do Corredor Negro, uma entidade equivalente à morte no universo DC. O herói escarlate então vibra para atravessar o corpo de Darkseid, fazendo com que seu perseguidor leve a alma do deus ferido no lugar da sua.  


9. O Batman de Tim Burton



Em 1989, Tim Burton teve a dura tarefa de trazer o Batman de volta à relevância. Na sombra do seriado de 1966, que tornou o Homem-Morcego um herói leve, com histórias cheias de um humor infantil, o diretor usou de todos os seus "dotes Burtonianos" para modificar a imagem já fixa no imaginário coletivo. 

Com isso em mente, ele fez algumas mudanças drásticas no personagem, como fazer um Batman que dormia de ponta-cabeça e que massacrava criminosos. Em Batman e Batman Returns, o Cavaleiro das Trevas é responsável pela morte de seus dois arqui-rivais, Coringa e Pinguim (respectivamente), além de assassinar uma quase incontável série de capangas.

Cada assassinato vinha com os requintes de crueldade mais variados: enquanto alguns eram jogados do alto de catedrais ou metralhados pelas armas do Batplane, outros foram queimados vivos pela turbina do Batmobile ou deixados para explodir amarrados à bombas plásticas. Ah, também tem a fábrica que ele explodiu. Sério, olhe bem pro sorriso desse Batman e nos diga se não é o perfeito serial killer?


10. O Batman de Christopher Nolan



Nolan trabalhou sua trilogia tão bem, que muitas vezes os assassinatos cometidos pelo Homem-Morcego passaram despercebidos. Em Batman Begins, por exemplo, na cena inicial dentro da sede da Liga dos Assassinos, Bruce faz com que a pólvora exploda, ocasionando a destruição do local. Entre as explosões, vemos diversos ninjas da liga sendo arremessados pra lá e pra cá, feridos por cada uma das explosões. Se isso não for o bastante, temos também o falso Ra's al Ghul sendo morto pela queda do telhado do local. 



Em O Cavaleiro das Trevas, durante a cena da perseguição, Batman bate de frente com um caminhão de lixo, que é soerguido até que sua cabine seja esmagada contra o teto do túnel em que estão. Assim que o caminhão cai, todo o local em que ficavam o motorista e passageiros aparece como um monte de metal retorcido. Quando salva o filho do Comissário Gordon, ele também empurra Harvey Dent prédio abaixo.

Mais tarde, Dent é dado como morto.




Em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Batman é diretamente responsável pela morte de Talia al Ghul e seu motorista; em uma perseguição, ambos estão fugindo em seu veículo por um elevado. O Homem Morcego atira no veículo até que o motorista de Talia morre e o caminhão cai do elevado, matando-a no processo.




11. O Batman de Zack Snyder



Em Batman V Superman, Snyder tomou uma decisão polêmica, tornando o Batman do atual universo cinematográfico DC em um assassino explícito. Em momentos distintos, o Morcego atua matando diferentes criminosos. Vemos isso em uma perseguição com o Batmóvel, onde ele explode os carros de seus inimigos, e mais tarde, quando resgata Martha Kent e não só explode mais carros cheios de mercenários com seu Batplane, como, durante um combate mano-a-mano, fere alguns algozes de formas que qualquer um consideraria letais (dado momento, ele arremessa um engradado de madeira na cabeça de um deles). 


Tais cenas levaram muitos fãs a criticarem essa versão de Snyder... mas, convenhamos: esse não foi o primeiro e nem será a última versão a matar no cinema. Snyder só o fez de uma forma mais explícita que seus antecessores (com exceção do Batman de Tim Burton, claro). 




12. Bônus


Há outras histórias em que o Cavaleiro das Trevas aparece matando, mas como são consideradas histórias de universos alternativos, não colocamos nessa lista. Uma delas, por exemplo, é a HQ All Star Batman & Robin, onde o Morcego incendeia criminosos vivos e, minutos depois, transa com a Canário Negro.



Outro exemplo é o Batman do universo Flashpoint, onde o mesmo é na verdade Thomas Wayne, pai de Bruce, e assassina criminosos com a mesma arma que Joe Chill usou para matar seu filho.



Bom, é isso aí gente. Esperamos que tenham gostado de nossa humilde lista e até a próxima =)

0 comments: